Ser associado

A admissão de novos associados obedece aos Estatutos da APROURB e ao Regulamento Interno de Admissão (RIA). Podendo ser associados aqueles aqueles que provem possuir habilitação universitária na área específica do urbanismo. Com a entrada do processo de Bolonha aos que provem possuir, pelo menos, 120 ECTS na área específica de Urbanismo é assegruada a admissão à APROURB, mantendo como referência o quadro de formação definido pelo Conselho Europeu de Urbanistas que inclui a formação na área do urbanismo e a complementar necessária ao bom desempenho da profissão (ver documento de referência).

Existem quatro categorias de associados,

Fundador - É Associado Fundador todo aquele que imbuído de espírito de iniciativa ajudou a fundar a Associação Profissional de Urbanistas Portugueses fazendo parte da sua comissão instaladora e estando isento do pagamento de quotas.

Efectivo - É associado Efectivo todo aquele que seja possuidor de uma licenciatura em Urbanismo conforme o estabelecido nos estatutos e Regulamentos.

Convidado - Todo aqule que a direcção, após avaliação curricular, decida admitir nos termos dos estatutos e regulamentos em vigor. A partir do momento em que a sua formação for admitida/reconhecida pela APROURB, conferindo-lhe o Grau de Urbanista, a sua categoria passa a Sócio Efectivo.

Honorário - É associado Honorário todo aquele que prestou serviços relevantes ao Urbanismo e/ou aos urbanistas, defendendo o seu estatuto, ou prestou serviços relevantes à associação, competindo a sua nomeação à Direcção, estando isento do pagamento de quotas, não possuindo direitos estatutários sendo o título meramente de reconhecimento hnorífico. 

 

Esclarecimento relativo a quotas

Embora os associados estejam obrigados ao pagamento anual de uma Quota, cujo valor é fixado anualmente, por decisão da Direção Fundadora não há lugar a qualquer pagamento, inscrição ou quota, até que exista decisão contrária. Esta decisão mantém-se activa pelo que não há lugar à cobrança de quota ou taxa de inscrição.